sábado, 21 de novembro de 2009

Geografia

Tema da aula:
Observação da Paisagem Local do Parque Ibirapuera

Objetivo(s):
De acordo com o PCN de Geografia para o 1º ciclo do Ensino Fundamental, este plano de aula tem o objetivo de levar a criança a:
· Reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação dela pela ação de uso e coletividade, de seu grupo social;
· Saber utilizar a observação e a descrição na leitura direta ou indireta da paisagem, sobretudo por meio de ilustrações e da linguagem oral;
· Ler, interpretar e representar o espaço por meio de mapas simples.

Conteúdo(s):
·Observação de imagens de árvores e solo
·Observação da paisagem local (focando as árvores e o solo)
·Seleção de imagens de fontes diversas de árvores, parques, solo e sua vegetação

Procedimento(s):
Breve explicação do professor sobre conceitos naturais, àrvores e plantas, ressaltando a importância e preservação da natureza local; em seguida passará um vídeo relacionado às paisagens locais enfatizando a vegetação e o solo pertinentes a nossa região. Após o vídeo, o professor dividirá a sala em grupos, distribuirá revistas, jornais, papel cartolina e giz de cera para que seus alunos montem um painel relativo ao Parque, descrevendo as paisagens por meio de desenhos, relacionando a importância de se preservar a natureza. Montado os painéis, cada grupo falará sobre o que relatou em seu trabalho para seus colegas de classe.

Recurso(s):
Sala de aula, revistas, jornais, giz de cera, papel cartolina, televisão, vídeo e filme relacionado à paisagem local.

Avaliação:
Avaliar o envolvimento dos alunos em grupo para produzir e representar os cartazes através de desenhos e textos sobre elementos da natureza, árvores, flores e solo. Reconhecer e comparar os elementos sociais e naturais que compõem paisagens urbanas e rurais, explicando alguns dos processos de interação existentes entre elas.

Tarefa:
Pesquisar a vegetação presente na sua rua e bairro relatando o nome das principais (árvores).
O que significa Ibirapuera? Resposta: A região alagadiça (Ibirapuera (ypi-ra-ouêra) significa "pau podre ou árvore apodrecida" em língua tupi; "ibirá", árvore, "puera", o que já foi) que havia sido parte de uma aldeia indígena na época da colonização, era até então uma área de chácaras e pastagens.

Referência: Márcia C. de Almeida Corso

Nenhum comentário:

Postar um comentário