sábado, 21 de novembro de 2009

Interdisciplinaridade

Tema:
A Arte como mecanismo para o conhecimento do mundo e para o autoconhecimento

Alunos: 3ª e 4ª séries do ensino fundamental (ciclo II)

Duração: 2 bimestres (1 semestre)

Conteúdos: Arte, História, História da Arte, Matemática, Ciências Naturais.

Objetivos:
Durante o Projeto e ao final deste, esperamos que os alunos sejam capazes de atingir os seguintes objetivos:

Conceituais:
> Ampliar seu repertório artístico;
> Expressar idéias, sensações, emoções, através da arte;
> Reconhecer, diferenciar e apreciar diferentes obras de arte;
> Conhecer e valorizar o patrimônio histórico cultural , sua pluralidade e seus aspectos sócio-culturais, utilizando diferentes linguagens para se apropriar da cultura.

Procedimentais:
Construir seu conhecimento por meio de um processo individual e coletivo investigativo, através da observação, experimentação, busca e organização de informações, leitura de textos informativos e imagens.

Atitudinais:
> Posicionar-se diante de seu processo de aprendizagem individual e coletivo;
> Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz da ação crítica cooperativa para construção coletiva do conhecimento;
> Desenvolver a auto confiança, o auto conhecimento, a auto estima, a percepção individual e coletiva de diversas produções artísticas;
> Estabelecer relação política e social com o meio, sendo agente de transformação consciente da natureza.

Sequência Didática:
1. Contextualização expositiva do professor a respeito da visita a Pinacoteca (informações sobre o local, sua importância, as obras de arte, os objetivos).
2. Visita à Pinacoteca.
3. Impressões e Interesses: Socialização de idéias após a visita e escolha dos temas.
4. Formar grupos, conforme os temas escolhidos.

Grupos:
Diferentes Manifestações Artísticas: pesquisar manifestações artísticas em 3 épocas diferentes (por exemplo: pré-história, renascimento, arte contemporânea)
> Almeida Júnior: vida e obra; estilo artístico; contexto histórico, etc.
> Rodolfo Bernadelli: vida e obra; estilo artístico; contexto histórico, etc.
> Matérias-Primas das Pinturas: diferentes materiais utilizados nas pinturas (seus compostos, onde são encontrados na natureza, como é feita sua industrialização, etc.)
> Matérias-Primas das Esculturas: diferentes materiais utilizados nas esculturas (seus compostos, industrialização, onde são encontrados na natureza, etc.)
> Dimensões e Medidas nas Obras de Arte: as diferentes dimensões/perspectivas na visualização de obras de arte; medidas para se preparar materiais para a elaboração de uma obra.
> Inclusão social de pessoas com deficiência: pesquisar na cidade onde há espaços (físicos ou projetos) de inclusão para pessoas deficientes e o que poderia ser melhorado.

5. Seminário de apresentação dos grupos.
6. Cada aluno irá fazer uma obra de arte: pintura ou escultura. (o professor irá expor diferentes tipos de materiais que poderão ser utilizados e orientar sua utilização).
7. Cada aluno irá tirar fotos de diferentes ângulos de sua obra e gravar depoimentos sobre sua participação e aprendizagem durante o projeto; suas impressões e suas inspirações para fazer a obra.
8. Produto Final: um show de slides coletivo (escolha das fotos, depoimentos e músicas), para exposição na feira cultural.

Avaliação:
O professor irá avaliar cada aluno durante todo o projeto:
. por sua participação individual e coletiva nos trabalhos e seminários;
. por seu desenvolvimento na construção do conhecimento;
. por seu produto final, não como uma obra de arte que deverá ser “perfeita”, mas por seu envolvimento na construção de sua obra e sua apreensão de conceitos, atitudes e procedimentos durante o projeto.


Bibliografia:
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (1ª a 4ª séries): Artes, História e Geografia, Ciências Naturais, Matemática. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12640%3Aparametros-curriculares-nacionais1o-a-4o-series&catid=195%3Aseb-educacao-basica&Itemid=859

“INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE COMO DIMENSÕES DA AÇÃO PEDAGÓGICA” – artigo da Revista Urutágua – revista acadêmica multidisciplinar – quadrimestral – nº 7 – Ago/Set/Out/Nov – Maringá – Paraná – Brasil

“ONDE AS DISCIPLINAS SE ENCONTRAM” – matéria da revista educação (Abril 2008) http://www.revistaeducacao.com.br/

“OS PROJETOS DE TRABALHO: UMA FORMA DE ORGANIZAR OS CONHECIMENTOS ESCOLARES” : capítulo 5 do livro A ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO POR PROJETOS DE TRABALHO – Fernando Hernández – Montsserat Ventura – 5ª edição - ARTMED

Nenhum comentário:

Postar um comentário